Antonio Cicero: Minos

Alberto Saraiva 

 



Antonio Cicero é poeta e filósofo, autor dos livros de poesia “Guardar”e “A Cidade e os livros”, e  dos ensaios filosóficos “O Mundo desde o fim” e “Finalidades sem fim”. Sua poesia tornou-se popular através da MPB em composições feitas para estrelas como Maria Bethânia, Marina Lima, Adriana Calcanhoto e Caetano Veloso. Talvez seja importante citar aqui que a música brasileira tem tal refinamento poético que é praticamente impossível separá-la da poesia mesma. Eu acredito que seja um fato autêntico que a MPB no mínimo já foi o grande eixo de produção poética no Brasil. E assim como a música, também a poesia visual fez e faz vibrar novos parâmetros para a poesia realizada hoje. O Brasil é um caso único no mundo em poesia visual. A produção atual foi em parte gerada a partir da Poesia Concreta e do Poema Processo, mas para além desses vetores a produção poética intensificou-se através de transversalidades.
A poesia que Antonio Cicero apresenta aqui, no projeto Poesia Visual, nos devolve a Grécia como origem, o que para nós brasileiros faz sentido absoluto por nossas fontes culturais.
O poema visual Minos toma todo o espaço físico do Oi Futuro transformando o prédio em um grande labirinto de palavras, onde a presença do Minotauro é compartilhada pelo visitante.

créditos da exposição

Curadoria: Alberto Saraiva
Coordenação geral: Nelson Ricardo Martins
Produção executiva: Lisiane Mutti
Designer: Lu Martins
Arquitetura: Ricardo Azevedo
Assistência de produção: Monique Anny
Iluminação: Carlos Lafert

 

Patrocínio

Apoio cultural

Realização

CONECTE-SE

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Fase 10 Produções Artísticas e Editora Ltda EPP

Rua Evaristo da Veiga, 35 / sala 1008 

  Rio de Janeiro - RJ - Brasil  Cep. 20031-040

CNPJ: 40.255.762/0001-53

Tel/whatsapp: 21-991375591

© 2020 todos os direitos reservados