Renato Pera

A Aurora do Homem / The Dawn of Man

Sinopse:

 

"Nunca houve um monumento da cultura que não fosse também um monumento da barbárie", afirma Walter Benjamim em seu ensaio "Sobre o conceito de História", e nos ajuda a entender o surgimento do homem como uma "via de mão dupla" entre cultura e violência, civilização e poder.

 

Um conceito parecido é proposto por Stanley Kubrick em sua obra-prima "2001: Uma Odisséia no Espaço" (1968). A partir de intervenções feitas diretamente nos frames da sequência inicial de "2001", Renato Pera apresenta, em caráter único de pesquisa, uma imagem alegórica da história do homem vista como perda, falência, fracasso ou ilusão e propõe uma pergunta específica: se o monólito negro de Kubrick representa o surgimento do homem - portanto representa também o surgimento da técnica, da cultura, e por que não, da arte - o que restaria se ele desaparecesse?

 

 

Sobre a realização:

 

Envolveu o estudo da obra original e o estudo de inúmeras amostras ("samples") em vídeo de fumaças encontradas em acervos digitais destinados a criar efeitos especiais para cinema. Estas amostras geraram testes que podem ser vistos nas imagens de estudo enviadas à Fase 10. Serviram de base para a construção da fumaça rosa da versão final do vídeo. A escolha da cor e do tipo de fumaça foram determinadas pela capacidade de conferir mistério e espanto ao conjunto, sugerindo um “passe de mágica”. Juntamente com as imagens de estudo, foram enviados inúmeros frames do vídeo finalizado a fim de documentar e divulgar o trabalho realizado.

Somos a Fase 10 Ação Contemporânea, um escritório de criação / produção. Realizamos trabalhos no campo da cultura com ética e profissionalismo.

CONECTE-SE

SHORTCUT

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

© 2020 todos os direitos reservados

  Rio de Janeiro - RJ - Brasil