Paralelo #1

O projeto PARALELOS é fruto de uma abrangente pesquisa sobre sonhos (vividos em estado de sono), idealizada por Adriano Garib, que teve seu inicio há aproximadamente dez anos. Em 2011, Garib se uniu ao grupo Proposta A6 com o objetivo de desenvolver o projeto do espetáculo teatral PARALELOS. Dando prosseguimento à pesquisa, foram filmadas mais de cem entrevistas com pessoas de diversos segmentos sociais e assim coletados inúmeros relatos de sonhos. Ao longo da pesquisa, surgiu o desejo de trabalhar a temática também no campo do audiovisual, por entender que esta linguagem possibilitaria outras formas de ficcionalizar os sonhos. Em 2013, a partir de uma parceria com a Croquete Filmes, o grupo Proposta A6 foi contemplado pelo edital da Fase 10 – Ações Contemporâneas/Trocas Contemporâneas/Funarte. Para este edital, a proposta foi a realização de um videoarte de aproximadamente sete minutos, sendo o roteiro construído a partir dos relatos de sonhos coletados através de uma página na rede social facebook e um blog, criados especialmente para o projeto. 

 

Para dar início ao projeto, foram criadas as páginas acima citadas (www.facebook.com/projetoparalelos e http://oprojetoparalelos.blogspot.com.br/), nelas os visitantes poderiam descrever seus sonhos, em forma de textos, vídeos ou arquivos de áudio. As páginas foram amplamente divulgadas nas redes sociais e a receptividade foi muito positiva, as pessoas enviaram diversos relatos de sonhos, assim como acompanharam os relatos postados por outros colaboradores. Também foram compartilhadas fotos, imagens, vídeos, artigos e reportagens acerca do universo onírico. Ao final de dois meses, a equipe artística se reuniu para selecionar o sonho, entre as dezenas de relatos recebidos, com o maior potencial para ser convertido em roteiro ficcional. A decisão foi por roteirizar o videoarte a partir de três sonhos, acreditando que assim contemplaríamos melhor a proposta. 

 

O roteiro foi criado a partir de três relatos de pessoas diferentes, sendo os dois primeiros trechos de sonhos e o último, um sonho na íntegra. Os três se sucedem em ambientes bastante distintos: uma ladeira escura, um quarto de hotel e um local descrito pelo sonhador como “um nada”. A escolha deste “um nada” foi uma praia deserta. Esta primeira sequência contém elementos que aparecem e desaparecem, característicos dos sonhos. O segundo trecho, uma perseguição, é uma situação bastante recorrente nos relatos recebidos em nossa pesquisa. O último sonho, que se passa em um quarto de hotel, é encenado na íntegra. Ao roteirizar, houve a preocupação em ser fiel ao sonho narrado. A licença poética entrou no momento de fazer a conexão entre os sonhos. 

 

Este projeto despertou o interesse de todos os artistas envolvidos, tanto do grupo Proposta A6, quanto da Croquete Filmes, em continuar fazendo filmes inspirados em sonhos . A página do projeto no facebook e o blog permanecem ativos e os relatos de sonhos seguem sendo recebidos e compartilhados. O desejo de continuidade revela-se no título do filme: Paralelo #1. 

Que venham outros paralelos! 

CONECTE-SE

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Fase 10 Produções Artísticas e Editora Ltda EPP

Rua Evaristo da Veiga, 35 / sala 1008 

  Rio de Janeiro - RJ - Brasil  Cep. 20031-040

CNPJ: 40.255.762/0001-53

Tel/whatsapp: 21-991375591

© 2020 todos os direitos reservados