Tadeu Jungle: Flecha

 Alberto Saraiva

Tadeu Jungle é um artista  que vem desenvolvendo, desde o final da década de 70, atividades que  englobam múltiplas linguagens. Sua vasta e instigante obra abarca a realização de trabalhos no campo da vídeoarte, vídeo-instalação, fotografia, cinema, arte-correio, grafite, poesia visual e performance. Dentre as várias experiências artísticas colocadas em prática por Jungle, vale não só citar a de apresentador de programas de auditório, com especial destaque para  “A Fábrica do Som”, na TV Cultura, SP, no início dos anos 80, que revelou uma nova safra de músicos e compositores como “Titãs”, como o projeto Fotos de Segunda, que vem sendo realizado desde 2003, veiculado na internet, através do envio de fotos realizadas pelo artista para uma lista de 500 pessoas. Irrequieto e inovador, Jungle foi um dos precursores da arte com vídeo no Brasil, ao criar,  juntamente com Walter Silveira, Ney Marcondes e Paulo Priolli, o TVDO, grupo com importância histórica para a compreensão de posturas experimentais no âmbito da imagem, nos últimos trinta e cinco anos. Segundo o poeta Omar Khouri, em sua tese de doutorado, intitulada “Poesia Visual Brasileira: uma poesia na era do pós-verso, Tadeu Jungle foi um dos pioneiros,  juntamente com Walter Silveira, da arte dos graffiti, numa época em que a coisa não se havia tornado moda/mania nos centros urbanos brasileiros.
Tadeu Jungle abre o projeto poesia visual aqui no Oi Futuro em 2011 com o poema-ação A FLECHA. O corpo do poema é formado por mil desejos individuais que miram o céu em forma de balões, que a certa altura, como diz Jungle, explodirão e choverá do céu todos os pedidos como realizações do amor. Este é um poema para a cidade do Rio de Janeiro.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

 

créditos da exposição

Curadoria: Alberto Saraiva
Coordenação geral: Nelson Ricardo Martins
Produção executiva: Lisiane Mutti
Designer: Lu Martins
Montagem : Ricardo Azevedo
Assistência de produção: Monique Anny
Iluminação: Carlos Lafert

 

Patrocínio

Apoio cultural

Realização

Somos a Fase 10 Ação Contemporânea, um escritório de criação / produção. Realizamos trabalhos no campo da cultura com ética e profissionalismo.

CONECTE-SE

SHORTCUT

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

© 2020 todos os direitos reservados

  Rio de Janeiro - RJ - Brasil