top of page

Uma moska latina: fotos e canções de Tu Casa Es Mi Casa de Paulinho Moska

 

 

O QUE É O PROJETO?

 

O projeto, intitulado Uma Moska Latina: Fotos e Canções de Tu Casa Es Mi Casa, se constitui na edição/publicação de um livro no campo das artes visuais contendo material diversificado de autoria do artista Paulinho Moska sobre a série documental TU CASA ES MI CASA realizada em 12 países latinos americanos. Moska idealizou, dirigiu e apresentou a série, cujo enfoque visa promover, em cada país escolhido, o encontro entre um cientista, um artista visual e um compositor/músico. Esse encontro, mediado por Moska, que conduz a narrativa, traz a baila diversas questões pertinentes aos países da região, tais como, politica ciência, artes e espaços urbanos. 

 

Durante os episódios, Moska elabora um diário / sketchbook com fotos, textos, letras de música, desenhos e colagens, fotografias e colagens, bem como, no hotel, entre uma gravação e outra, compõe uma música para cada país visitado. O auge de cada episódio se dá, quando um tatuador local tatua no braço de Paulinho Moska o desenho criado pelo artista visual local a partir da tese do cientista.

 

O livro será composto por uma seleção de fotos realizadas por Paulinho Moska, trechos e fotos do seu diário de viagem / sketchbook ,  material sobre os 32 convidados, letras das canções criadas, desenhos,  processos de criação das tatuagens, fotos/frames originais da série. O livro possuirá, ainda, um encarte especial, com a inserção de um “pen-drive” contendo a gravação das 12 canções compostas nas viagens, com a participação de 12 artistas internacionais.
 

A venda do livro se dará por um valor acessível, possibilitando, dessa maneira, que jovens com baixo poder aquisitivo tenham acesso ao conteúdo da publicação.

 

QUAIS OS OBJETIVOS DO PROJETO?

 

  • Editar e publicar o livro intitulado Uma Moska Latina: Fotos e Canções de Tu Casa Es Mi Casa, de autoria do artista multimídia Paulinho Moska, que versa sobre a realização da série documental intitulada Tu Casa Es Mi Casa, idealizada, dirigida e apresentada pelo artista carioca. 

 

  • Possibilitar a realização de um projeto que amplie o conhecimento sobre  as artes e ciência produzidas na América Latina, através de um artista carioca respeitado e admirado por pessoas de diversas gerações, possibilitando, dessa maneira, o resgate do amor próprio, sobretudo, entre os jovens. Os países onde foram filmados os episódios da primeira temporada da série são os seguintes: Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Panamá, Costa Rica, México, Guatemala e Brasil. 

 

  • Realizar um projeto diferenciado no campo da literatura, fusionada as artes visuais, estimulando novas possibilidades reflexivas e estéticas.

 

  • Editar um livro com textos e imagens diversas, sobre um tema praticamente inédito, contribuindo, dessa maneira, para ocupar uma lacuna no mercado editorial brasileiro.

 

  • Fornecer subsídios para estudiosos e pesquisadores sobre o tema, contribuindo, dessa maneira, para a expansão do conhecimento. 

 

  • Estimular e alimentar a cadeia produtiva da economia criativa no Município do Rio de Janeiro.

POR QUE FAZER UM LIVRO DE PAULINHO MOSKA?

 

Paulinho Moska, artista/cantor carioca consagrado e conhecido por suas canções tocadas nas rádios / tvs do Brasil e de outros países, vem desenvolvendo, já há alguns anos, em paralelo a sua carreira como músico, outras expressões artísticas, em especial as artes visuais, com foco nas linguagens fotográficas.

 

Associado as experiências contemporâneas, o trabalho visual desenvolvido por Moska não envereda por caminhos da simples representação do objeto, mas, sobretudo, na transformação de sua própria imagem e de outras pessoas, seja através de reflexos, como a série de autorretratos Moska Reflexos e Reflexões, seja através das fotos de músicos realizadas através de tijolos de vidro no programa Zoombido, exibido no Canal Brasil, onde já recebeu (e fotografou) mais de 250 cantores/compositores brasileiros e latinos. Vale frisar que  Zoombido, do qual Moska é o apresentador, foi idealizado pelo artista carioca.


Além da música, fotografia e programa para tv, Moska vem trabalhando, no momento, em um projeto de documentário intitulado Mi Casa És Su Casa que se constitui em uma série produzida pela NBC Universal/ Santa Rita Filmes, em que o artista conduz a narrativa realizada em 12 países da América Latina, tendo como recorte o encontro, em cada um dos países escolhidos, entre um cientista um compositor/cantor e um artista visual local.

 

 A partir da tese/teoria do cientista, uma canção foi composta por Moska e um desenho criado pelo (a) artista visual. Esse desenho, tatuado no braço do artista carioca, o transforma em suporte da proposição; em mapa ambulante do percurso geográfico. Seu corpo, agora, incorpora de maneira definitiva 12 formas, abstratas/figurativas, de pequenos universos marcados pela inteligência/criatividade latino americana. 

 

O objetivo dessa proposta é a edição de um livro pela Fase 10/ F10 editora, em que o artista mostrará os diversos elementos que compõe o projeto, tendo como ponto de partida o seu diário/sketchbook. A publicação possuirá, ainda, um encarte especial composto por um pendrive contendo a gravação das 12 canções compostas nas viagens por Moska, com a participação de 12 artistas internacionais.

 

Trata-se de uma publicação singular que jogará luzes sobre um tema inédito, envolvendo, além de arte e ciência, diversas outras questões associadas a países da América Latina, suas belezas, qualidades, contradições e conflitos. Um livro basal, de autoria de um importante artista brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, que, certamente, ocupará uma lacuna em nosso mercado editorial.

 

Por fim, visando a difusão da obra, o livro, além de impresso, será convertido para a linguagem digital (e-book), sendo distribuído para as principais livrarias online no Brasil e no exterior. 

QUAIS OS PRODUTOS RESULTANTES DO PROJETO?

 

  • Livro Impresso.

 

  • Livro digital sobre o projeto.

 

 

QUAL O PLANO DE DIVULGAÇÃO?

 

  • Contratação de assessoria de imprensa.

 

  • Impulsionamento nas redes sociais.

 

  • Mídia digital (web) paga.

 

 

COMO SERÁ REALIZADA A EXPOSIÇÃO DA MARCA DO PATROCINADOR?

 

Os produtos resultantes do projeto serão disponibilizado ao público a preços acessíveis. 10% da tiragem do livro será destinada ao patrocinador. O livro digital será disponibilizado para o patrocinador para encaminhamento a clientes e forncecedores. 

 

A logomarca do patrocinador será aplicada no livro impresso e digital em todo o material de divulgação do projeto.

 

 

PORQUE PATROCINAR ARTES VISUAIS?

 

A empresa que patrocinar uma moska latina: fotos e canções de Tu Casa Es Mi Casa, livro que se encontra no nicho das artes visuais contemporâneas e as diversas linguagens que compõem o campo, estará se associando a uma proposta desenvolvida por um artista multilinguagens admirado por milhares de pessoas. Estará incorporando, ainda, ao seu marketing, ações extremamente positivas, já que as artes visuais, sobretudo as contemporâneas, se constituem, hoje, em poderosas ferramentas para a ampliação e pesquisa de novas linguagens. Ao difundir / fomentar as artes visuais a empresa potencializa o valor de sua marca, estimulando a criação artística, fortalecendo o posicionamento de seu negócio e aumentando o relacionamento com novos contatos e potenciais clientes.

 

Vale frisar, ainda, que estará apoiando um importante segmento da cadeia produtiva da economia brasileira, composta por milhares de profissionais.

 

 

 

PÚBLICO ALVO

 

 

Artistas de diversos campos, pesquisadores, historiadores, arquitetos, apreciadores de arte, fotógrafos, designers, críticos de arte, curadores, arquitetos, estudantes de arte  e público em geral.

LEI DE INCENTIVO

 

Inscrito na Lei de Incentivo do Município do Rio de Janeiro - ISS

 

 

INVESTIMENTO

 

 

Valor: R$250 a 300 mil

 

 

QUERO PATROCINAR

Encaminhe uma mensagem para receber mais informações sobre esse projeto.

 

 

 

 

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

bottom of page