NOTAÇÕES

de Neno del Castillo

 

 

O QUE É O PROJETO?

 

Trata-se da  publicação de um livro  bilingue, impresso, com versão em e-book. 
Sua investigação articula um espaço geográfico/afetivo, a cidade do Rio de Janeiro e seu entorno, com as pesquisas anteriormente desenvolvidas pelo autor e seus desdobramentos acerca da cidade e suas implicações simbólicas em um espaço e tempo determinado. O publico alvo do projeto são pesquisadores, colecionadores, investidores em arte, historiadores, críticos de arte, curadores, artistas de todas as áreas, arquitetos, designers, estudantes e público em geral. 

Será produzida, ainda,  uma versão em audiobook para deficientes visuais, ampliando, dessa maneira, a discussão, difusão e democratização das ideias e poéticas artistica contemporâneas sobre a cidade do Rio de Janeiro e seus arredores. 

 

QUAIS OS OBJETIVOS DO PROJETO?

 

Publicar um livro de autoria do artista carioca Neno del Castillo, cuja dinâmica busca articular reflexões, registros e a documentação de sua produção artistica nos últimos 40 anos, com as ideias de seus contemporâneos, tendo como foco a cidade do Rio de Janeiro.

 

Publicar um livro bilingue, tendo como tema o Rio de Janeiroe assim, ampliando a difusão da cidade no exterior.

 

Publicar um livro com versão digital (E-book), democratizando sua distribuição, sobretudo entre o público mais jovem. 

 

Publicar um livro que possua uma versão em audiobook, ampliando seu acesso à pessoas com deficiência visual. 

Através desta publicação, ampliar a discussão, difusão e democratização das ideias e poéticas artistica contemporâneas sobre a cidade do Rio de Janeiro e seus arredores.

 

Potencializar o conteúdo da publicação, ampliando a discussão sobre o tema, através da participarão de pesqisadores de diferentes áreas sobre estas questões.

 

Estabelecer possíveis analogias e oposições sobre o contexto da cidade e suas construções simbólicas, nos dias atuais.

 

Desenvolver um projeto transversalizador, tendo o Rio de Janeiro como protagonista, possibilitando assim, o entrelaçamento entre questões associadas a urbes e suas correlações poéticas.

 

Editar um livro de basal importância que ocupe uma lacuna no mercado editorial brasileiro.

 

Estimular e alimentar a cadeia produtiva da economia criativa.

 

POR QUE FAZER UM LIVRO DE ARTE DE NENO DEL CASTILLO?

 

O artista contemporâneo Neno del Castillo, nascido no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha, começou a produzir sistematicamente a partir dos anos oitenta. Nesta época, desenvolveu experiências associadas a “Livros de Artista”, pesquisas em animação e projetos textuais, trabalhos estes que iam de encontro àquela produção de rápida assimilação, muito consumida na segunda metade da década de oitenta no Brasil. De volta ao Rio em 1988, depois de passar quatro anos em Nova York, suas investigações confluíram para a questão da escrita e suas desconstruções. Essas escritas/escrituras aos poucos vão ocupando também o espaço. Objetos, cartografias, textos, videos, intervenções e ações publicas, passam a ser os meios para essas proposições. Ao lidar com as intervenções e ações publicas, potencializa o seu interesse por espaços históricos, suas narrativas e correlações com questões urbanas e suas construções simbólicas.
O  projeto "Notações" aprofunda reflexões sobre o processo de criação deste artista, ao reunir  textos críticos de época, textos inéditos, entrevistas, ensaios, registros fotográficos e anotações. Este conteúdo ao problematizar questões associadas ao Rio de Janeiro e seus arredores, possibilita desdobramentos investigativos acerca da cidade na contemporaneidade.
Ao longo das últimas décadas no Brasil,  observando as diferentes “cenas” artísticas, percebemos uma carência de livros de artistas de ampliada abrangência, que buscam veicular reflexões do artista, registro e documentação de sua produção, em dialogo com seus contemporâneos. Dessa maneira, o presente projeto supre uma lacuna no mercado editorial brasileiro, se constituindo em importante ferramenta de pesquisa.

 

PÚBLICO ALVO

 

Pesquisadores, colecionadores, investidores em arte, historiadores, críticos de arte, curadores, artistas de todas as áreas, arquitetos, designers, estudantes e público em geral.
 

 

 

 

 

QUAIS OS PRODUTOS RESULTANTES DO PROJETO?

 

1) Livro Impresso

 

2) Livro digital sobre o projeto

 

 

 

QUAL O PLANO DE DIVULGAÇÃO?

 

1) Contratação de assessoria de imprensa (exposição / e-book / visitas guiadas)

 

2) Impulsionamento redes sociais;

 

3) Mídia digital (web) paga

 

 

COMO SERÁ REALIZADA A EXPOSIÇÃO DA MARCA DO PATROCINADOR?

 

Os produtos resultantes do projeto serão disponibilizado ao público a preços acessíveis. 10% da tiragem do livro será destinada ao patrocinador. O livro digital será disponibilizado para o patrocinador para encaminhamento a clientes e forncecedores. 

 

A logomarca do patrocinador será aplicada no livro impresso e digital em todo o material de divulgação do projeto.

 

 

PORQUE PATROCINAR ARTES VISUAIS?

 

O patrocínio para realização de projetos de artes visuais vai muito além de viabilizá-los, movimenta um segmento importante da economia criativa, pois é um dos responsáveis  por gerar uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira em 2015 (ano da última pesquisa da Firjan), 900 mil postos de trabalho no Brasil, 328 mil em São Paulo e 99 mil no Rio de Janeiro. Uma empresa ao patrocinar Artes Visuais está associando a sua marca à projetos que via de regra são gratuitos ou com preços acessiveis possibilitando dessa maneira o acesso indistino a repertórios experimentais, bem como ampliando a interface entre obras artística e expectador. A empresa que  fomenta as artes visuais, dentre outras ações:  (i) amplia sobre maneira a formação de novas plateias; (ii) potencializa o valor da marca; (iii) fortalece o posicionamento de negócio; (iv) aumenta o relacionamento com novos contatos e potenciais clientes; (v) gera emprego e renda (vi) estímulo a criação do artista (vii) retorno de 100% do valor investido em marketing;

 

 

 

 

INVESTIMENTO

 

Valor: R$300 a 330 mil

 

 

LEI DE INCENTIVO

 

Inscrito na Lei de Incentivo do Município do Rio de Janeiro - ISS

 

 

QUERO PATROCINAR

Encaminhe uma mensagem para receber mais informações sobre esse projeto.

 

 

 

 

CONECTE-SE

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Fase 10 Produções Artísticas e Editora Ltda EPP

Rua Evaristo da Veiga, 35 / sala 1008 

  Rio de Janeiro - RJ - Brasil  Cep. 20031-040

CNPJ: 40.255.762/0001-53

Tel/whatsapp: 21-991375591

© 2020 todos os direitos reservados