GALERIA TRANSPARENTE:
METACOLAGEM
Curadoria: Frederico Dalton
O QUE É O PROJETO?
Montagem da exposição "Galeria Transparente: Metacolagem"
Haverá três grupos de suportes:
1) Impressões de diversos tipos que incluirão papel fotográfico, papel comum, adesivos de grande formato, etc. Aqui se verá tanto as próprias montagens exibidas na Internet como exposição virtual, como esboços e imagens relacionadas.
2) TV-monitores de grande formato (55”), projeção de vídeo e TV-monitores menores (32”) mostrarão sequências das montagens digitais lançadas na internet e vídeos relativos à Galeria Transparente, como animações criadas por Frederico Dalton, registros de cenas da calçada que gerou a criação da GT e vídeos das performances realizadas naquele espaço e em eventos e exposições da Galeria Transparente.
3) Obras “físicas” desenvolvidas pelos artistas a partir do que eles realizaram inicialmente como imagem digital.
A ideia é proporcionar ao espectador uma experiência de diversidade de meios e de relações com a arquitetura. Ao combinar materialidade e imaterialidade, objetos físicos e projeções, a exposição estará valorizando a presença do espectador como facilitador de uma dinâmica multissensorial que não pode ser proporcionada pela internet.
4) Participação de artistas contemporâneos que apresentaram seus trabalhos em eventos anteriores da Galeria Transparente, além de novos participantes.
QUAIS OS OBJETIVOS DO PROJETO?
Realizar uma exposição com a participação de artistas contemporâneos;
Desenvolver/realizar um projeto transversalizador, tendo o Rio de Janeiro como protagonista, possibilitando, dessa maneira, o entrelaçamento entre questões associadas a performance.
Estimular e alimentar a cadeia produtiva da cultura carioca.
QUAIS OS PRODUTOS RESULTANTES DO PROJETO?
1) Exposição
2) Livro digital sobre o projeto
3) Visitas guiadas para jovens em vulnerabiliade social
4) Landing page
QUAL O PLANO DE DIVULGAÇÃO?
1) Contratação de assessoria de imprensa (exposição / e-book / visitas guiadas)
2) Impulsionamento redes sociais;
3) Mídia Impressa paga
4) Mídia digital (web) paga
POR QUE APOIAR ESSE PROJETO?
A curadoria da exposição se baseia no conceito de metalinguagem, isto é, uma linguagem que é usada para descrever ou analisar a si mesma. Sendo assim, a mostra vai apresentar a Galeria Transparente ao público, destacando a importância da colagem como o procedimento essencial para sua formação. Com uma rica história e valorizada pela Vanguarda Russa, Cubistas e artistas da Pop Art, a colagem revigora-se em novas direções com a emergência do digital. Cada exposição da Galeria Transparente é uma colagem: ela combina a foto-base fornecida pelo curador-propositor (imagem de uma plataforma retangular numa calçada) e a complementação digital do artista participante para produzir uma síntese que transcende a soma de suas partes.
Num outro plano, o aspecto “meta” da proposta curatorial também se refere ao fato de que os trabalhos expostos (tanto as montagens digitais a serem mostradas em telas de TV-monitores, quanto suas transcrições materializadas como obras de arte “físicas” para o espaço da galeria) expõem situações onde a relação com a tecnologia é bastante direta.
Numa sociedade que percebe e experimenta a realidade cada vez mais através da Internet, torna-se oportuno discutir e chamar atenção para a relevância dos espaços tradicionalmente destinados à produção e divulgação das artes visuais. Neste contexto, o elemento “presença” adquire uma importância fundamental. Só as galerias e centros de arte podem acrescentar “presença” à fruição da arte. A ideia de realizar uma exposição “física” sobre um projeto que nasceu, prosperou e continua ativo no mundo virtual pode parecer contraditória, mas justifica-se por pretender alimentar o debate sobre o momento cultural que atravessamos hoje. Ao expandir o conceito da Galeria Transparesnte para uma situação presencial, estaremos estimulando os visitantes a uma reflexão não só sobre a recepção da arte contemporânea após a revolução digital, como também sobre suas necessidades como espectadores.
COMO SERÁ REALIZADA A EXPOSIÇÃO DA MARCA DO PATROCINADOR?
Os produtos resultantes do projeto serão disponibilizado ao público gratuitamente. O livro digital será disponibilizado para o patrocinador para encaminhamento a clientes e forncecedores.
A logomarca do patrocinador será aplicada em todo o material de divulgação do projeto.
PORQUE PATROCINAR ARTES VISUAIS?
O patrocínio para realização de uma exposição de arte contemporânea vai muito além de viabilizá-la, movimenta um segmento importante da economia criativa, pois é um dos responsáveis por gerar riqueza e renda no país. Em 2015 a economia criativa gerou R$ 155,6 bilhões para o Brasil (ano da última pesquisa da Firjan), 900 mil postos de trabalho, 328 mil em São Paulo e 99 mil no Rio de Janeiro. Uma empresa ao patrocinar Artes Visuais está associando a sua marca à projetos que via de regra são gratuitos possibilitando dessa maneira o acesso indistino a repertórios experimentais, bem como ampliando a interface entre obras artística e expectador. A empresa que fomenta as artes visuais, dentre outras ações: (i) amplia sobre maneira a formação de novas plateias; (ii) potencializa o valor da marca; (iii) fortalece o posicionamento de negócio; (iv) relacionamento com novos contatos e potenciais clientes; (v) geração de emprego e renda (vi) estímulo a criação do artista (vii) retorno de 100% do valor investido em marketing;
PÚBLICO ALVO
Apreciadores de arte, pesquisadores, fotógrafos, videomakers, designers, críticos de arte, artistas, curadores, arquitetos e estudantes de diversas áreas, adolescentes, pessoas em vulnerabilidade social (visitas guiadas) e público em geral.
INVESTIMENTO
Valor: R$145 a 200 mil
LEI DE INCENTIVO
Aprovado na Lei de Incentivo do Município do Rio de Janeiro - ISS
QUERO PATROCINAR
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