Do Céu,a Cidade Maravilhosa

de Bento Viana

 

 

O QUE É O PROJETO?

 

Edição de um livro de arte com fotos aéreas da cidade do Rio de Janeiro, de autoria do fotógrafo Bento Viana, intitulado “Do Céu, a Cidade Maravilhosa”. Além das imagens aéreas feitas com helicóptero, o livro contará também com um texto expandido do curador / critico de arte Fernando Cocchiarale e outros textos menores abordando diversos aspectos característicos da cidade. Bento Viana, fotógrafo renomado internacionalmente, especialista em fotos aéreas, é o autor do livro “Do Céu, Brasília” e “Monumento 61”, ambos com dezenas de imagens tiradas por cima dos monumentos arquitetônicos mais emblemáticos da cidade construída por Lucio costa e Oscar Niemayer.
O livro “Do Céu, a Cidade Maravilhosa”, conceitualmente falando, possui seis eixos que, segundo o autor, buscam abarcar de maneira definitiva os aspectos mais marcantes da cidade. São eles: Cidade Maravilhosa; Cidade Antiga; Cidade contrastes; Cidade em Transformação; Alma Carioca e Textura Carioca.
O livro, que será bilíngue, se destina a todos aqueles que amam o Rio de janeiro, incluindo, nesse rol, cariocas de todas as idades e turistas que chegam a cidade de outros estados brasileiros, bem como de outros países. Trata-se de um livro que divulgará sobremaneira a cidade, difundindo sua cultura (material e imaterial), sua arquitetura e belezas naturais. Será produzido também um DVD, a ser encartado com o livro, especialmente para deficientes visuais. Nesse DVD, as imagens serão descritas em minúcia, possibilitando, dessa maneira, que pessoas nessa situação tenham acesso ao produto cultural. Visando ainda democratizar o acesso de pessoas com baixo poder aquisitivo, serão distribuídos gratuitamente 100 exemplares  do livro em escolas públicas, bem como doados para bibliotecas públicas da cidade.

QUAIS OS OBJETIVOS DO PROJETO?

 

Através da publicação de um livro com fotos aéreas que mostram as belezas do Rio de Janeiro de maneira ampla, contribuir para consolidar a sua imagem, no Brasil e no exterior, de cidade mais linda do mundo.

 

Editar um livro com imagens aéreas inéditas e diferenciadas, contribuindo, dessa maneira, para ocupar uma lacuna no mercado editorial brasileiro.

 

Dar subsídios para estudiosos e pesquisadores sobre o tema, contribuindo, dessa maneira, para a expansão do conhecimento.
Com a contratação de profissionais residentes na cidade para a realização do livro, 

 

Estimular a cadeia produtiva da cultura no Rio de Janeiro. 
Democratizar o acesso a publicação, ao distribuir gratuitamente uma parcela do livro para bibliotecas públicas da cidade do Rio de Janeiro, bem como para escolas públicas.

 

Ao estipular um valor abaixo do mercado na parcela destinada as livrarias para distribuição, ampliar o acesso para pessoas com baixo poder aquisitivo, estudantes, professores, pesquisadores, dentre outros.

Editar um livro de basal importância que ocupe uma lacuna no mercado editorial brasileiro.

 

Estimular e alimentar a cadeia produtiva da economia criativa.

POR QUE FAZER UM LIVRO DE ARTE DO RIO DE JANEIRO VISTO DE CIMA?

 

  O Rio de Janeiro é bonito em diversos ângulos, mas vê-lo de cima é uma experiência inesquecível. Não há como não reconhecer que se trata da cidade mais linda do mundo. A proposta do fotógrafo Bento Viana é ampliar essa experiência, através de registros fotográficos inéditos, com um olhar que busca captar a essência das diversas imagens que serão apresentadas na publicação, através de 6 eixos. São eles: Cidade Maravilhosa; Cidade Antiga; Cidade contrastes; Cidade em Transformação; Alma Carioca e Textura Carioca.
Bento Viana é um dos fotógrafos mais respeitados do mundo no que se refere a realizar fotos aéreas. O seu livro Do Céu, Brasília” e “Monumento 61”, com dezenas de fotos aéreas da capital brasileira, é reconhecido mundialmente como um dos mais belos conjuntos no campo da aerofotografia.
O Rio já foi fotografado de cima por alguns fotógrafos, no entanto, o que Bento Viana propõe é que sejam realizadas imagens aéreas não só dos lugares mais emblemáticos e turísticos da cidade, como, também, de outras regiões igualmente importantes, como a região onde está situada a Central do Brasil, o Centro, o Porto, alguns pontos do subúrbio, dentre outras. Propõe, ainda, como artistas, que se desenvolva, através de um conjunto de fotos que estarão no livro, um olhar mais profundo sobre o objeto a ser registrado, possibilitando experiências artísticas e lúdicas de alto nível. É o caso do Eixo denominado “Textura Carioca” em que vai além da imagem propriamente dita, para extrair outras possibilidades que se entrelaçam com vertentes mais experimentais da fotografia. Temos outros eixos presentes na proposição do artista que fogem do senso comum quando se pensa em fotos aéreas do Rio (Alma Carioca, Cidade em Transformação, Cidade Contrastes, Cidade Antiga). Dessa maneira, podemos afirmar que a publicação, ao trazer em seu bojo, material inédito, com uma visão que busca se constituir em uma experiência artística que vai além do eminentemente turístico, se constitui em um conjunto inédito que, certamente, ocupará uma lacuna no mercado editorial carioca, brasileiro e  mundial. Vale sublinhar que o projeto prevê a ampliação do acesso a pessoas com deficiência visual, ao conter em seu escopo a produção de um áudio que descreve as fotos aéreas em minúcia. Esse áudio será disponibilizado no site do projeto. Prevê ainda a  democratização do acesso de pessoas com baixo poder aquisitivo, ao entregar 100 exemplares para escolas e bibliotecas públicas situadas na cidade do Rio de Janeiro e, na distribuição para livrarias, estipular um valor de venda abaixo do valor de mercado.

1/15

QUAIS OS PRODUTOS RESULTANTES DO PROJETO?

 

1) Edição de um livro de autoria do fotógrafo Bento Viana, com fotos aéreas da cidade do Rio de Janeiro

 

2) Site

 

 

 

QUAL O PLANO DE DIVULGAÇÃO?

 

1) Contratação de assessoria de imprensa (exposição / e-book / visitas guiadas)

 

2) Impulsionamento redes sociais;

 

3) Mídia digital (web) paga

 

 

COMO SERÁ REALIZADA A EXPOSIÇÃO DA MARCA DO PATROCINADOR?

 

Os produtos resultantes do projeto serão disponibilizado ao público a preços acessíveis. 10% da tiragem do livro será destinada ao patrocinador. O livro digital será disponibilizado para o patrocinador para encaminhamento a clientes e forncecedores. 

 

A logomarca do patrocinador será aplicada no livro impresso e digital em todo o material de divulgação do projeto.

 

 

PORQUE PATROCINAR ARTES VISUAIS?

 

O patrocínio para realização de projetos de artes visuais vai muito além de viabilizá-los, movimenta um segmento importante da economia criativa, pois é um dos responsáveis  por gerar uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira em 2015 (ano da última pesquisa da Firjan), 900 mil postos de trabalho no Brasil, 328 mil em São Paulo e 99 mil no Rio de Janeiro. Uma empresa ao patrocinar Artes Visuais está associando a sua marca à projetos que via de regra são gratuitos ou com preços acessiveis possibilitando dessa maneira o acesso indistino a repertórios experimentais, bem como ampliando a interface entre obras artística e expectador. A empresa que  fomenta as artes visuais, dentre outras ações:  (i) amplia sobre maneira a formação de novas plateias; (ii) potencializa o valor da marca; (iii) fortalece o posicionamento de negócio; (iv) aumenta o relacionamento com novos contatos e potenciais clientes; (v) gera emprego e renda (vi) estímulo a criação do artista (vii) retorno de 100% do valor investido em marketing;

 

 

 

 

INVESTIMENTO

 

Valor: R$ 300 mil

 

 

PÚBLICO ALVO

 

Apreciadores de arte, amantes do Rio de Janeiro, pesquisadores, fotógrafos,  designers, críticos de arte, artistas, curadores, arquitetos e estudantes de arte  e público em geral.
 

 

 

 

 

LEI DE INCENTIVO

 

Aprovado na Lei de Incentivo do Município do Rio de Janeiro - ISS

 

 

QUERO PATROCINAR

Encaminhe uma mensagem para receber mais informações sobre esse projeto.

 

 

 

 

Somos a Fase 10 Ação Contemporânea, um escritório de criação / produção. Realizamos trabalhos no campo da cultura com ética e profissionalismo.

CONECTE-SE

SHORTCUT

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

© 2020 todos os direitos reservados

  Rio de Janeiro - RJ - Brasil