artecontemporanea.art 

Fase 10

 

O QUE É O PROJETO?

 

artecontemporanea.art.br é uma proposta de plataforma online dedicada as artes visuais contemporâneas que possui como escopo difundir e fomentar as diversas linguagens que compõe o campo, através da criação de 10 cursos livres online gratuitos. Esses cursos ficarão por tempo indeterminado na plataforma e serão ministrados por profissionais de reconhecida competência em suas áreas e que já ministram cursos presenciais em locais como o Parque Lage, Casa do Saber e diversas Universidade. A ideia dos cursos é a de possibilitar que qualquer pessoa possa, gratuitamente, ter acesso a conteúdos de qualidade, que permitam um conhecimento geral sobre as diversas áreas que compõe o universo das artes visuais contemporâneas, envolvendo: Concepção artística, Curadoria, Critica de arte, Produção, Montagem de espaços expositivos, Desenvolvimento de Ações educativas, Elaboração de Projetos e leis de incentivo/editais, Gestão administrativa e prestação de contas, Marketing digital, Mercado de arte. Não há limite de alunos nos cursos, bem como nenhuma restrição em realizar qualquer módulo, precisando, apenas, preencher um cadastro. Ao final de cada curso, o estudante que tenha estudado, no mínimo, 70% do material oferecido, receberá uma carta online assinada pelo professor, comprovando que participou do curso. 
Embora qualquer pessoa possa participar, o público a que se destina o projeto, se constitui de estudantes de segundo grau que possuem interesse pelas artes visuais, mas não sabem como abraçar profissionalmente algum dos seus segmentos; destina-se ainda a estudantes de artes, profissionais das artes visuais em princípio de carreira ou aqueles que queiram fazer uma reciclagem. A Fase 10, proponente do projeto, já vem desenvolvendo outro projeto com foco na WEB; trata-se da plataforma ART VEINE, que possui como foco não só a promoção de artistas visuais contemporâneos, através de exposições online, como a venda de obras. O endereço da ART VEINE é: www.artveine.com.br. 

QUAIS OS OBJETIVOS DO PROJETO?

 

Realizar o projeto Arte contemporânea.art.br, que se constitui em uma plataforma online que abrigará um conjunto de cursos gratuitos sobre os diversos segmentos que compõe o campo das artes visuais contemporâneas.

 

Embora qualquer pessoa possa participar dos cursos, o projeto visa alcançar, prioritariamente, alunos do ensino médio que se interessam por artes visuais, mas não tem a menor ideia do funcionamento e composição dos segmentos profissionais constitutivos do campo.

 

Com foco em ampliar o conhecimento sobre o assunto, de maneira a abarcar todos os principais segmentos que compõe o campo, foram criados 10 módulos, a seguir descritos: Concepção artística; Curadoria; Critica de arte; Produção; Montagem de espaços expositivos; Desenvolvimento de ações educativas; Elaboração de Projetos e leis de incentivo / editais;

 

Gestão administrativa e prestação de contas; Marketing digital; Mercado de arte.

 

Divulgar os cursos, sobretudo em escolas públicas e comunidades carentes, oferecendo para esse público uma importante ferramenta profissional com possibilidade de gerar renda a médio prazo.

 

Contratar profissionais no campo das artes visuais que já ministram cursos livres em diversas instituições, através de reconhecida competência nas áreas em que atuam.

 

Com a contratação de profissionais residentes na cidade para a realização da plataforma, 

 

Estimular a cadeia produtiva da cultura no Rio de Janeiro.

 

Democratizar o acesso a cultura, ao criar um projeto na WEB gratuito.

POR QUE FAZER CURSOS ONLINE DE ARTE CONTEMPORÂNEA?

 

Hoje, na WEB, podemos observar que há pouquíssimas ofertas gratuitas para aqueles que pretendem obter conhecimento um pouco mais aprofundado sobre o campo das artes visuais contemporâneas. O projeto

 

Arte contemporânea.art.br, visa ocupar essa lacuna, oferecendo de graça cursos básicos no campo das artes visuais contemporâneas, permitindo, dessa maneira que, sobretudo jovens de baixa renda que tenham algum interesse em trabalhar com artes visuais contemporâneas, possam fazer um mergulho básico nos segmentos constitutivos desse arcabouço. Se constitui, dessa maneira, o presente projeto, em valiosa ferramenta para a introdução daqueles que por ausência de maiores informações, acabam por trilhar desvios que os afastam de seus reais desejos profissionais.

 

A área a que pertence o projeto, se espalha, potencialmente, por toda a cidade do Rio de Janeiro, uma vez que por se tratar de um projeto implementado via WEB, sem limitação de participantes, todos em qualquer região geográfica podem acessá-lo.

 

Trata-se de um projeto extremamente relevante, uma vez que atua na associação de arte e cultura com educação, em uma área com pouquíssimas ofertas que, no entanto, possui uma cadeia produtiva significativa, porém carente de novos valores.

 

Assim sendo, consideramos de basal importância o apoio da Lei do ISS, ajudando, através da renúncia fiscal para a concretização dessa proposta. Proposta essa, em toda a sua extensão, voltada para a democratização do acesso não só a cultura, mas, também, na maneira como fazê-la.

ARTE
CONTEMPORÂNEA
ART
BR

 

QUAIS OS PRODUTOS RESULTANTES DO PROJETO?

 

1) plataforma online que oferecerá cursos gratuitos voltados para os segmentos mais importantes que constituem as artes visuais contemporâneas: Concepção artística; Curadoria; Critica de arte; Produção; Montagem de espaços expositivos; Desenvolvimento de ações educativas; Elaboração de Projetos e leis de incentivo / editais; Gestão administrativa e prestação de contas; Marketing digital; Mercado de arte.
 

 

 

 

QUAL O PLANO DE DIVULGAÇÃO?

 

1) Contratação de assessoria de imprensa 

 

2) Impulsionamento redes sociais;

 

3) Mídia digital (web) paga

 

 

COMO SERÁ REALIZADA A EXPOSIÇÃO DA MARCA DO PATROCINADOR?

 

 

A logomarca do patrocinador será aplicada no rodapé da página e ficará visível em todas as páginas da plataforma. 

 

 

PORQUE PATROCINAR ARTES VISUAIS?

 

O patrocínio para realização de projetos de artes visuais vai muito além de viabilizá-la, movimenta um segmento importante da economia criativa, pois é um dos responsáveis  por gerar uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira em 2015 (ano da última pesquisa da Firjan), 900 mil postos de trabalho no Brasil, 328 mil em São Paulo e 99 mil no Rio de Janeiro. Uma empresa ao patrocinar Artes Visuais está associando a sua marca à projetos que via de regra são gratuitos ou com preços acessiveis possibilitando dessa maneira o acesso indistino a repertórios experimentais, bem como ampliando a interface entre obras artística e expectador. A empresa que  fomenta as artes visuais, dentre outras ações:  (i) amplia sobre maneira a formação de novas plateias; (ii) potencializa o valor da marca; (iii) fortalece o posicionamento de negócio; (iv) aumenta o relacionamento com novos contatos e potenciais clientes; (v) gera emprego e renda (vi) estímulo a criação do artista (vii) retorno de 100% do valor investido em marketing;

 

 

 

 

INVESTIMENTO

 

Valor: R$200 a 230 mil

 

 

PÚBLICO ALVO

 

Apreciadores de arte, pesquisadores, fotógrafos,  designers, críticos de arte, artistas, curadores, arquitetos e estudantes de arte  e público em geral.
 

 

 

 

 

LEI DE INCENTIVO

 

Inscrito na Lei de Incentivo do Município do Rio de Janeiro - ISS

 

 

QUERO PATROCINAR

Encaminhe uma mensagem para receber mais informações sobre esse projeto.

 

 

 

 

CONECTE-SE

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Fase 10 Produções Artísticas e Editora Ltda EPP

Rua Evaristo da Veiga, 35 / sala 1008 

  Rio de Janeiro - RJ - Brasil  Cep. 20031-040

CNPJ: 40.255.762/0001-53

Tel/whatsapp: 21-991375591

© 2020 todos os direitos reservados